Como reter talentos com benefícios não monetários

Os incentivos periféricos aos planos clássicos de remuneração são cada vez mais importantes nas estratégias dos departamentos de recursos humanos das organizações. Descubra como estes fatores podem ajudar o seu gestor de RH a atrair e fidelizar talentos importantes para a sua empresa.

No atual contexto empresarial de contenção salarial, assistimos a um processo de evolução no que diz respeito à importância do capital humano para o crescimento e desenvolvimento das organizações. Empresas bem-sucedidas serão aquelas que tiverem consciência do verdadeiro papel dos seus colaboradores e sejam capazes de melhorar o retorno do valor neles investido.

Mas a atração de talentos e a sua posterior fidelização não é tarefa fácil. Gerir equipas requer planeamento e políticas de gestão de recursos humanos a longo prazo e representa um benefício estratégico importante para qualquer empresa. É aí que surge um dos principais desafios para as equipas de RH:

– Como gerir o capital humano num contexto económico hostil?
– Que alternativas eficazes existem atualmente?

A Colectivos Vip, especializada em gestão de programas de benefícios para colaboradores, propõe algumas alternativas inovadoras aos planos de remuneração convencionais, para ajudar as organizações nesta importante tarefa.

  • Dê prioridade aos benefícios extrassalariais;

Segundo o Compensation & Benefits HR Insights Report 2015 publicado pelo Top Employers Institute (baseado numa amostra de 600 empresas presentes em 102 países), «o salário e os bónus continuam a perder importância relativamente aos incentivos não monetários”. Esta evolução requer mudanças fundamentais na forma como os diretores de Recursos Humanos redefinem a sua política de remuneração e de benefícios sociais para atrair e fidelizar talentos.»

Algumas das grandes consultoras internacionais presentes em Portugal, entenderam bem esta necessidade latente e já mantêm uma estratégia consolidada na área da gestão de benefícios. É o caso de uma consultora de renome mundial que decidiu reforçar a sua politica de responsabilidade social adoptando um dos programas de fidelização de colaboradores da Colectivos Vip. A aposta deste tipo de clube está na oferta de um conjunto de descontos e condições preferenciais que complementam o pacote remuneratório dos colaboradores de empresas de média e grande dimensão.

No contexto atual, todos estes benefícios, oferecidos na forma de serviços ou vantagens, são considerados um privilégio, permitindo ao colaborador escolher o complemento de remuneração que mais se adeque às suas necessidades e às expectativas do seu agregado familiar. Em suma, uma solução personalizada win-to-win: colaboradores mais motivados e satisfeitos, melhoria do employer branding e redução dos custos das empresas.

  • Fomente hábitos saudáveis e solidários

O mercado está em permanente evolução e cada vez mais as empresas têm de fazer face a novos desafios e obstáculos, se quiserem permanecer no “pódio” empresarial. Além dos benefícios non cash e de uma política salarial atrativa, como satisfazer os seus colaboradores?  Como se diferenciar da concorrência?

Simplesmente valorizando os seus funcionários!

  • Promova atividades solidárias reforçando o espírito altruísta e valoriza a imagem da empresa;
  • Incentive as iniciativas de interesse comum fomentando a união das equipas e estreitam os laços entre colaboradores;
  • Estimule a comunicação interna promovendo a comunicação interna através de espaços de interação social onde se proporciona um interessante espaço de convívio para os colaboradores.
  • Adopte uma estratégia integrada: o dinheiro não é tudo!

Atualmente a gestão de talentos compete, não só à administração de recursos humanos, como também faz parte integrante de uma estratégia de RH. Há que reconhecer que, além de uma política de remuneração estratégica, existem múltiplas formas de atrair talentos, e de valorizar e motivar bons profissionais. Os benefícios extrassalariais, a promoção de atividades que fomentem um ambiente laboral agradável, a solidariedade e as relações entre colaboradores no seio das organizações, são alguns dos exemplos de soluções de baixo custo que podem ser desenvolvidas.

Por isso, ainda que salários generosos possam ser um incentivo para atrair profissionais talentosos, a médio ou longo prazo os fatores diferenciais serão aqueles que melhorarem a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores, e que os façam sentir devidamente valorizados e recompensados.

Já pensou o quão importantes são os seus colaboradores para a sua empresa?

Contacte-nos e descubra como podemos ajudar o seu gestor de RH no modo de os atrair, fidelizar e valorizar o seu capital humano.

EMPRESA

A Colectivos Vip é uma multinacional espanhola que nasceu em 2010, especializada em programas de alta tecnologia de vantagens e fidelização. Conta atualmente com mais de 300 clientes de prestígio, nos mais diversos sectores.

Opera em Espanha, Portugal e Itália.

Website: https://www.colectivosvip.com/web/pt

Contacto: +351 800 502 308

Share This